Garantir a segurança do trabalho na construção civil é uma tarefa constante assegurada pela NR 35.
Atualmente, o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) indica que ocorrem mais de 500 mil acidentes de trabalho todos os anos. Desses, mais de 30 mil acontecem na construção civil.
Vital para o desenvolvimento de infraestruturas e edifícios e para a construção de estruturas cada vez mais tecnológicas, o setor é um dos mais perigosos para os seus trabalhadores. Devido à natureza desafiadora do trabalho na construção civil, a segurança dos trabalhadores é uma preocupação crucial.
Porém, muitos dos casos poderiam ser remediados por meio da prevenção. É aí que entra a Norma Regulamentadora 35, mais conhecida como NR 35, que desempenha um papel fundamental na garantia da segurança do trabalho na construção civil.
O que é a NR 35?
A NR 35 é uma norma regulamentadora estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil. Criada para estabelecer os requisitos mínimos de segurança que devem ser cumpridos durante o trabalho em altura, tem como principal objetivo prevenir acidentes e garantir que os trabalhadores que executam tarefas em locais elevados estejam protegidos.
Pintura de fachadas, instalação de estruturas, reparos em telhados e montagem de andaimes são apenas alguns exemplos de tarefas que envolvem trabalho em altura. Dessa forma, a NR 35 tem um papel crucial na garantia da segurança nesses cenários.
Principais requisitos da NR 35
Essa normativa exige análise de riscos, organizando dados que auxiliem os profissionais no controle de incidentes. A NR 35 também determina que os trabalhadores que executam tarefas em altura recebam treinamento específico completo a respeito dos procedimentos e medidas de segurança a serem seguidos durante o trabalho.
Outro ponto bem importante é que ela também determina padrões de comunicação, cooperação e planos de resgate em emergências. Assim, a equipe se mantém interligada e preparada para eventualidades.
Deve haver sistemas de ancoragem seguros e adequados para prevenir quedas. Isso inclui a instalação de pontos de ancoragem confiáveis.
O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) é outra medida regulamentada por ela, assim como a implementação de sistemas de ancoragem seguros. Por fim, reconhecendo que acidentes acontecem, ela estabelece a necessidade de contar com supervisão adequada de um técnico treinado para a atividade.
O cumprimento da NR 35 é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar penalidades legais para as empresas. O não cumprimento da pode resultar em penalidades legais para as empresas de construção civil.
Uma das ações corretivas implementadas por autoridades de fiscalização do trabalho diante desses casos é a imposição de multas. Eles ainda podem interromper as operações de uma empresa que não atenda aos requisitos da norma.
Prevenção de acidentes e quedas
Quedas de altura são uma das principais causas de acidentes graves e fatais na construção civil. A NR 35 estabelece diretrizes claras para a prevenção de quedas, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), sistemas de ancoragem seguros e medidas de segurança apropriadas.
Dessa forma, os imprevistos são minimizados e a equipe pode exercer sua função com mais tranquilidade.
Responsabilidade e conscientização
Ao determinar a necessidade de treinamento adequado para trabalhadores que executam tarefas em altura, a NR35 garante que todos estejam cientes dos riscos da atividade e de como preveni-los.
Além disso, representa o cumprimento de uma responsabilidade trabalhista, atuando na conscientização dos riscos de ações que não sigam essas diretrizes. Assim, ela incentiva a formação de um ambiente de trabalho seguro e responsável.
Redução de custos
Acidentes no local de trabalho podem resultar em custos significativos. No caso da ocorrência deles durante a execução do trabalho, foi a cargo do contratante cobrir custos com despesas médicas, licenças por doença, processos judiciais e danos à reputação.
O cumprimento da NR 35 ajuda a reduzir esses custos, prevenindo acidentes e garantindo que os trabalhadores estejam protegidos. Assim, auxilia empresários ao determinar como o trabalho deve ser executado, diminuindo os erros e assegurando a todos mais segurança.
Melhora da produtividade
Em um ambiente seguro, controlado e protegido, o trabalho dificilmente é afetado por atrasos e imprevistos. Essa reunião de fatores garante uma execução prática e mais direta do trabalho.
Consequentemente, a produtividade tende a aumentar, assim como a qualidade da atividade executada e o cumprimento de prazos e metas. Isso aumenta a confiabilidade do ambiente e favorece a conexão entre a equipe. Isso leva a um aumento na produtividade e na qualidade do trabalho.
Cumprir os requisitos da norma não apenas protege os trabalhadores, mas também beneficia as empresas de construção civil em termos de redução de custos, produtividade e cumprimento legal.
Nós, da Sólida Engenharia & Construção, seguimos rigorosamente as normativas da NR 35, garantindo que nossas entregas sejam realizadas com total segurança em prazos mais positivos para nossos clientes.
Quer conhecer um pouco mais do nosso trabalho? Acesse nosso portfólio.